O que é?
A toxina botulínica, também chamada de proteína botulínica ou de botox, é uma substância secretada pela bactéria anaeróbica Clostridium botulinum, que pode ser encontrada na natureza. Ela provoca a paralisação dos músculos, mas que após muitos estudos e comprovações , hoje é utilizada em tratamentos de diversas áreas da saúde e estética.
Como funciona?
O tratamento consiste na aplicação de pequenas doses da toxina por meio de injeções e em pontos específicos da região que se deseja tratar.
O número de aplicações necessárias e os pontos em que serão aplicados são definidos de acordo com o planejamento feito com o paciente e profissional e sob as recomendações médicas. A intenção é que o resultado do tratamento seja sempre o mais natural possível, por isso é fundamental que seja feito por um profissional especializado.
As injeções são superficiais, por isso, nas aplicações, é usada uma agulha bem pequena e fina, que causa pouca ou nenhuma dor aos pacientes.
A aplicação da toxina botulínica não leva mais do que meia hora e é feita quase sempre em uma única sessão. Os efeitos já podem ser sentidos após somente 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, eles duram de 4 a 6 meses. Depois, é necessário fazer uma nova aplicação.
Para quem é indicado
Objetivos estéticos
Indica-se geralmente para pessoas adultas que ou já estejam com marcas de expressão mais avançadas ou que desejem prevenir os sinais do tempo na pele.
O botox pode ser usado inclusive de maneira preventiva, para prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão, a partir dos 30 anos.
Objetivos terapêuticos
A toxina botulínica na odontologia, também é indicada para tratamentos terapêuticos, como dor de cabeça crônica, bruxismo, sialorreia, pré cirurgia de implantes e outros.
Melhorando assim os sintomas e trabalhando em conjunto com outras técnicas terapeuticas para um melhor resultado final.
Contraindicações
O procedimento é contraindicado em alguns casos muito específicos:
- Pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica;
- Mulheres grávidas;
- Mulheres lactantes (que estejam amamentando);
- Pacientes com doenças neuromusculares.
Converse com a Dra. Paula e saiba mais sobre o procedimento, cuidados e preparativos para aplicar a toxina butolínica.