Ronco e apneia, são distúrbios do sono correlacionados, e ambos possuem tratamento.
A Apneia do sono é uma parada respiratória provocada pelo fechamento da faringe durante o sono.
As consequências da apneia do sono vão desde sonolência durante o dia, baixo rendimento intelectual, cansaço e irritabilidade, até a sobrecarga cardiopulmonar, que aumenta os riscos de infarto, insuficiência e arritmia cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).
Amídalas e adenoides muito grandes, tumores, desvio de septo e hipertrofia dos cornetos e pólipos nasais, também são patologias que dificultam a passagem do ar e provocam o ronco e mal sono.
Após avaliação médica e diagnóstico, o médico ortodontista lhe indicará o melhor tratamento e solução.
Existem vários modelos de aparelho, que é indicado e confeccionado de acordo com a patologia apresentada. Geralmente é intraoral e deve ser usado durante o sono para ajudar a manter a boca fechada e a mandíbula e a língua projetadas de maneira correta e adequada.
Como as demais opções de tratamento, o aparelho pode parecer desconfortável no início, mas o resultado de um sono reparador vai ajudar facilmente na adaptação.
Existem alguns aparelhos “pré-fabricados” vendidos pela internet por um preço atraente, mas a eficiência é muito duvidosa. Para que o aparelho funcione, ele precisa ser construído de maneira correta e personalizada. Deve ser moldado e projetado para a sua boca.
É importante conversar com o seu dentista e tirar todas as suas dúvidas para escolher o aparelho que melhor se adapta às suas condições. Entre em contato e marque sua consulta.